Casa da Cultura abre 880 vagas para cursos nas escolas de Música, Artes e Teatro

Os cursos têm duração de um ano e iniciam em março

São 880 vagas oferecidas pela Casa da Cultura Fausto Rocha Jr com oportunidades para crianças, jovens e adultos. As inscrições devem ser feitas de forma online, por meio de formulário virtual disponibilizado no site da Prefeitura (bit.ly/CursosCasadaCulturaJlle). É preciso ficar atento, pois o formulário será aberto apenas no dia em que iniciarem as inscrições.

Seguem as datas:

Escola de Música Villa-Lobos (EMVL) abre as inscrições a partir da próxima segunda-feira (29/1) e elas seguem até  quarta-feira (31/1).
Escola de Artes Fritz Alt (EAFA) abre as inscrições de 5 a 7 de fevereiro
Escola Municipal de Teatro (EMT) inscrições ocorrem entre 5 e 7 de fevereiro.

As vagas são preenchidas a partir da ordem de chegada dos requerimentos. A inscrição online é a primeira etapa do processo para garantir a vaga.

Para quem for efetivar a matrícula presencialmente é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Caso o estudante seja menor de 18 anos, é necessário a presença de um responsável para realizar o processo. A matrícula custa R$ 60, o mesmo valor das mensalidades, que deverão ser pagas de março a dezembro.

O edital para os cursos da Escola Municipal de Ballet foi lançado em novembro do ano passado.

Escola de Música

Para os interessados em aprender a tocar um instrumento musical a escola oferece 16 opções, entre elas bateria, flauta, guitarra, piano, saxofone, violão e violino. Não é necessário ter experiência na área para se inscrever. O mesmo vale para as aulas de canto, que também estarão com inscrições abertas. São duas modalidades: canto erudito e popular.

O pré-requisito para tentar uma vaga nas aulas de instrumentos é ter no mínimo 12 anos, e para canto é necessário idade de 15 anos ou mais. O edital com detalhes de número de vagas por turno e modalidade está no site da Prefeitura.

Para os pequenos, a EMVL oferece o curso de Musicalização Infantil. As vagas são para crianças a partir de 6 até os 11 anos. As aulas ocorrem uma vez por semana, com disponibilidade de vagas de manhã e à tarde.

A divulgação de quem se inscreveu e garantiu a vaga deve sair no dia 5 de fevereiro, no site da prefeitura. A realização da matrícula ocorre de forma presencial, na secretaria da Casa da Cultura, nos dias 8 e 9.

Escola de Artes

Para os jovens e adultos, há vagas nos cursos de Arte Juvenil, História em Quadrinho, Cerâmica, Desenho e Pintura, Gravura, História da Arte e Tapeçaria e Tecelagem. Para as crianças o destaque é a Escolinha de Artes Infantis, que recebe os pequenos a partir dos 6 anos.

O edital com as especificações dos cursos, idades, turnos e número de vagas está disponível no site da Prefeitura de Joinville. Para os cursos de Cerâmica e Escolinha de Artes Infantis, é solicitado um valor de R$ 100 no ato da matrícula para despesas adicionais.

De acordo com o cronograma a divulgação dos estudantes aptos a fazer a matrícula será no dia 16 de fevereiro. O processo deverá ser feito presencialmente entre os dias 19 e 22 do mesmo mês.

Escola de Teatro

A Casa da Cultura oferece também cinco cursos por meio da Escola Municipal de Teatro (EMT). Os interessados pela arte da interpretação e dramaturgia podem tentar uma vaga em Iniciação à Prática do Teatro, Formação em Teatro, Laboratório de Escrita Dramatúrgica, Grupo Artístico Pedagógico e Grupo Boi na Casa. 

Para as crianças de 9 a 11 e jovens entre 12 e 17, as vagas são limitadas ao curso de Iniciação à Prática do Teatro. Pessoas acima de 18 anos podem se inscrever em qualquer um dos cinco cursos oferecidos pela escola.