Neste ano, cerca de 240 alunas participaram do projeto na Rede Municipal de Ensino, em uma parceria entre Secretaria de Educação e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O primeiro lugar ficou com a Escola Municipal Professora Laura Andrade, que também conquistou o segundo lugar com outra equipe. Na terceira colocação, foi premiada a Escola Municipal Dom Jaime de Barros Câmara. A somatória da pontuação final é resultado de um desafio envolvendo três quesitos: envio de vídeo do robô seguindo a linha sozinho; apresentação de pitch, com uma solução que envolvesse veículos autônomos; e apresentação de banner sobre a mulher dentro da tecnologia.
“Nosso objetivo com o projeto é dar oportunidade para as alunas desenvolverem seu talento e mostrarmos que elas também podem fazer parte do mundo da tecnologia, uma área ainda muito masculina. Por isso é um orgulho vermos o reconhecimento do trabalho das meninas nesta final”, comenta o secretário de Educação, Diego Calegari.
Ao longo do ano, o projeto Meninas na Tecnologia teve a participação de 80 equipes de 18 escolas da Rede Municipal de Ensino. As meninas de 8º e 9º ano estudaram diversos temas, como programação, lógica e robótica educacional.
Elas ainda participaram de oficinas de tecnologia e resolução de desafios tecnológico e de empreendedorismo, além de estudar sobre a história da participação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Fonte: SECOM / Joinville