Os serviços na estação, planejados para serem concluídos na noite de domingo, tiveram que ser estendidos durante toda a madrugada, com previsão de serem finalizados nesta manhã. Isso se deve à complexidade em uma das frentes de trabalho: a manutenção de uma adutora de 900 milímetros, que está entre as maiores da estação, e que precisou de novas válvulas fabricadas especificamente para a tubulação.
De acordo com o diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville, Sidney Marques de Oliveira Junior, a melhoria na adutora irá trazer benefícios na segurança hídrica da cidade. “Antes dessa mudança, as adutoras existentes na estação só operavam em conjunto. A partir de agora, temos redundância operacional, o que significa que elas podem operar de forma individual. É uma ação que contribui para a continuidade do abastecimento, por exemplo, em caso de manutenções futuras”, destaca.
No total, 26 frentes de serviços foram realizadas desde às 4h30 de domingo, entre as manutenções e melhorias na estação e em outros pontos da cidade. Dessas, 25 foram concluídas conforme o planejado. As manutenções preventivas nas estações de tratamento de água são realizadas pela Companhia anualmente.
Normalização do abastecimento
Os bairros localizados nas proximidades do distrito de Pirabeiraba, onde fica a estação, terão o fornecimento de água normalizado ao longo da segunda-feira (18).
Em bairros mais afastados e locais altos, o abastecimento será normalizado à medida que as redes forem pressurizadas. Dessa forma, a previsão é restabelecer o sistema por completo na madrugada de terça para quarta-feira.
Reservatórios e redes de água das regiões Norte, Centro-Norte e Sul receberam melhorias
Durante a parada da estação, foram executados serviços e obras em outros pontos da cidade. Dentre eles, no bairro Bucarein, foi realizada uma adequação na motobomba da rua Florianópolis, equipamento que impulsiona a água em direção a imóveis localizados em regiões mais altas ou distantes. No distrito de Pirabeiraba, a Estrada Mildau recebeu uma obra de melhoria na rede de água.
Outra intervenção foi a interligação da tubulação do reservatório R-0 (América) com a adutora do reservatório R-Alfa (Glória), além da limpeza e higienização do reservatório R-8 (Bom Retiro).
Na entrada do reservatório R-4 (Itaum), foram instalados um macromedidor e uma válvula de controle de vazão automatizada, equipamentos que auxiliam no controle do abastecimento da região.
Próximo ao R-4 (Itaum), foi executada uma interligação entre redes na rua Florianópolis. No reservatório R-7 (Aventureiro), na avenida José Vieira (América) e na rua Marechal Hermes (Glória), foram realizadas substituições de registros e ventosas.
Equipes da Águas de Joinville também fizeram a instalação de registros de rede nas ruas Blumenau (América), Henrique Meyer (Centro) e Tenente Antônio João (Bom Retiro). Na Zona Industrial Norte, foram executadas obras na rede de abastecimento das ruas Dona Francisca e Arno Waldemar Dohler.
Fonte: Secom Joinville