As visitas irão ocorrer às 19h30 e 20h30, nos dois dias, e vão durar cerca de 40 minutos cada uma. Podem participar até 20 pessoas em cada horário e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site da Prefeitura (https://bit.ly/visitacemiterio).
O Cemitério dos Imigrantes é a edificação mais antiga em área urbana de Joinville e é lá que estão sepultados os primeiros imigrantes, luso-brasileiros e afrodescendentes que viveram na região. O espaço recebeu sepultamentos entre 1851 e 1913 e, desde 1962, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Quem vai guiar os participantes durante as atividades é o historiador e coordenador do Arquivo Histórico, Dilney Cunha. Além de contar a história do local e curiosidades sobre as lápides, ele também vai passar informações sobre quem são os joinvilenses que estão sepultados no local.
Para deixar o passeio ainda mais interessante, serão oferecidos fones de ouvido e lanterna. Para a visita imersiva, os organizadores recomendam o uso de calçado baixo, fechado e confortável pois o local tem subida e descida íngremes, além do uso de repelente. Em caso de chuva, o evento poderá ser adiado.
O cemitério fica na rua XV de Novembro, 1.000, no Centro, e abre para visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 16h.
Fonte: SECOM / Joinville