Para a realização das intervenções, além da presença dos agentes de trânsito que vão orientar os motoristas, serão instaladas sinalizações indicando as rotas.
A primeira alteração que entra em funcionamento, assim que a sinalização for concluída, é o sentido preferencial no cruzamento da rua Concórdia com a rua Coronel Santiago. Com a mudança, a rua Concórdia será a via preferencial. A rua Coronel Santiago terá reforço de sinalização vertical e horizontal para alertar os usuários sobre a obrigatoriedade de parada.
Mudanças a partir de 4 de setembro
Entre os dias 1º, 2 e 3 de setembro, o Detrans executa a segunda etapa da sinalização. Neste momento, a rua Gothard Kaesemodel (popularmente conhecida como continuação da Marquês de Olinda), no trecho entre a Ottokar Doerffel e a Concórdia, passará a ser mão única. O motorista poderá seguir apenas no sentido Norte-Sul, ou seja, trafegar da Ottokar Doerffel, sentido rua Anita Garibaldi.
Quem estiver fazendo o caminho inverso, vindo da zona Sul, com destino a zona Norte, vai seguir pela Gothard Kaesemodel, acessar a rua Concórdia e depois a Caçador. Desta forma chegará na Ottokar Doerffel para seguir viagem normalmente pela Marajó, retornando à Gothard Kaesemodel.
Ainda no final de semana, a rua Concórdia passará a ser sentido único, em direção à rua Rio Grande do Sul.
Alterações na rua Ottokar Doerffel a partir de 11 de setembro
Já durante o Feriado da Independência, a equipe do Departamento de Trânsito vai fazer mudanças viárias na rua Ottokar Doerffel. A partir da segunda-feira (11/9), ocorrem alterações importantes naquele trecho.
A principal delas é com relação ao acesso à região central de Joinville. A partir do cruzamento da Gothard Kaesemodel, os motoristas que estão vindo da região BR-101, ou bairro São Marcos, não poderão continuar o trajeto pela Ottokar Doerffel para pegar a Ministro Calógeras.
No semáforo da Ottokar Doerffel, o sentido obrigatório para chegar ao Centro de Joinville será pela Gothard Kaesemodel, Concórdia, Rio Grande do Sul e depois Ministro Calógeras.
Já para os motoristas que estiverem vindo da região BR-101 e quiserem seguir para a zona Norte de Joinville, a Ottokar Doerffel estará liberada até a rua Marajó, onde já ocorre o acesso normalmente. Não será permitida a conversão à direita na rua Caçador.
Para quem vem do Centro de Joinville, a rua Ottokar Doerffel passará a contar com apenas uma pista. É que em uma das pistas, a empresa que será responsável pela implantação da iluminação pública estará executando as obras. Devido à circulação das máquinas, será necessária a interdição parcial.
Ao todo, o investimento tanto na duplicação, quanto na iluminação do trecho da rua Ottokar Doerffel, é de aproximadamente R$ 17,3 milhões. A duplicação e estruturação viária ocorre entre as ruas Ministro Calógeras e a Caçador. Já a obra de iluminação contempla o trecho entre as ruas Rio Grande do Sul e Gothard Kaesemodel.
Fonte: Prefeitura de Joinville