Defesa Civil de Joinville atende ocorrências relacionadas à chuva

A Defesa Civil de Joinville elevou o Plano de Contingência para o Alerta Laranja. A medida foi tomada em decorrência da quantidade de ocorrências atendidas na manhã desta quarta-feira (4).

Em 6 horas, o acumulado de chuva chegou a 70 milímetros, o que resultou em pelo menos 17 endereços com pontos de alagamento. O Centro foi onde a maior quantidade de ruas tiveram pontos de inundação, como por exemplo a 9 de Março, Itajaí, Av. Juscelino Kubitschek. Porém, o grande volume de água também gerou transtornos em bairros como o Atiradores, Anita Garibaldi, Floresta, Boa Vista, Bom Retiro, Santo Antônio, Bucarein, Fátima, Itaum e Glória.

Devido ao alagamento na rua 9 de março, os ônibus do transporte coletivo que passam por essa rua tiveram que usar rotas alternativas e o Terminal Central ficou inoperante por cerca de 1h30, entre 9h e 10h30. No fim da manhã a água baixou e a situação foi normalizada.

A Defesa Civil também fez o atendimento de oito ocorrências como queda de muro, deslizamento de terra, quedas de árvores, e entrega de lonas. Uma das situações mais delicadas foi na rua Jairo Germano Korn, onde uma residência de madeira ficou danificada e precisou ser interditada. Os moradores foram orientados a como buscar auxílio junto à Secretaria de Assistência Social.

Durante a tarde, o alerta para possibilidade de chuva persistente está mantido. Desta forma, a Defesa Civil reforça a necessidade dos moradores estarem atentos às situações de alagamentos e evitar se deslocar por essas áreas. Como a chuva registrada nas últimas horas foi intensa, o solo está encharcado, não está descartado o risco de deslizamentos de terra.

“Caso a pessoa que mora perto de morros e encostas perceba sinais de deslizamento, como barro descendo junto com a água, inclinação de postes e muros, deve nos acionar pelo telefone 199 e procurar um local seguro para se abrigar até que os técnicos possam chegar ao local e fazer a vistoria”, reforça o gerente da Defesa Civil, Maiko Richter.

Os Bombeiros Voluntários também podem ser acionados pelo número 193.

As aulas na Rede Municipal estão mantidas e os demais órgão da Prefeitura estão atendendo normalmente.

Fonte: SECOM/Joinville