
Os resultados apontam melhoria na aprendizagem dos estudantes nas três etapas, além de recorde no fluxo escolar (índice de aprovação dos alunos) pelo terceiro ano consecutivo. Nos anos iniciais, houve 99,57% de aprovação, enquanto nos anos finais o índice foi de 98,58% – este último foi o melhor da história.
Outro destaque do IDEM de 2024 foi a taxa de abandono escolar, que alcançou o menor resultado da história nos anos iniciais e nos anos finais. Considerando as adequações necessárias no período da pandemia, o ano de 2020 é desconsiderado nas análises.
“O IDEM é o nosso termômetro de como a Rede Municipal de Ensino está indo em relação ao desempenho dos alunos e a aprendizagem. É muito gratificante ver que, em todos os indicadores mensurados, os alunos estão melhorando. Isso é fruto de um conjunto de políticas que implementamos desde quando iniciamos o IDEM, além da dedicação dos servidores, professores e técnicos lá na ponta que fazem esse resultado acontecer”, explica o secretário de Educação, Diego Calegari.
Com os resultados apresentados pelos alunos, a Rede Municipal de Ensino alcançou a meta em duas das três etapas nos resultados gerais do IDEM. Os estudantes do 5º ano atingiram 157,84% da meta, enquanto no 9º ano o desempenho foi superior, com 213,02%.
Os dados do IDEM foram publicados no Diário Oficial do Município, de quarta-feira (2/4). Eles podem ser acessados pelo link.
Programa de Valorização por Resultados na Aprendizagem
A Secretaria de Educação utiliza os resultados do IDEM para calcular os valores de gratificação que serão pagos aos servidores dentro do Programa de Valorização por Resultados na Aprendizagem. São levados em consideração os resultados gerais da rede, da unidade escolar e os critérios individuais.
Neste ano, 73% das Escolas e CEIs receberão alguma quantia de gratificação referente ao resultado da unidade escolar, sendo que 43% poderão receber 100% da gratificação, caso os servidores cumpram os critérios individuais (frequência, participação em formações, entrega de atividades e tempo de atuação na rede).
Além do recebimento por unidade, os dados apontam que todos os professores e equipes pedagógicas que atuam por 40 horas semanais na Rede Municipal de Ensino poderão receber o valor mínimo de R$ 2.123,53 pelos resultados gerais da rede, caso atinjam os critérios individuais.
Os resultados dos critérios individuais ainda serão divulgados pela Secretaria de Educação. O pagamento da gratificação está previsto para o primeiro semestre deste ano.
Fonte: Secom Joinville