- O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), oficializaram nesta quinta-feira (22) a chapa para as eleições de outubro de 2026, com Adriano como candidato a vice-governador.
- Para concorrer, Adriano Silva renunciará à prefeitura em abril de 2026, quando a vice-prefeita Rejane Gambin (Novo) assumirá definitivamente o comando de Joinville.
- Os candidatos justificam a aliança como um fortalecimento do projeto de continuidade da gestão estadual e da união da direita no Brasil.
O governador Jorginho Mello (PL) e o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), oficializaram na noite desta quinta-feira (22) que disputarão as eleições de outubro como parceiros de chapa. O anúncio, realizado por meio de um vídeo nas redes sociais, confirma Adriano como pré-candidato a vice-governador, conforme antecipado pelo Portal Upiara.
Justificativa da Aliança
Para Jorginho Mello, a escolha de Adriano Silva fortalece o projeto de continuidade da gestão estadual. O governador destacou o desempenho do prefeito na maior cidade do Estado, onde foi reeleito com quase 80% dos votos.
-
Perfil de Gestão: Jorginho classificou o parceiro como um gestor "competente, experiente e trabalhador".
-
União da Direita: Adriano Silva afirmou que aceitou o convite com o objetivo de expandir o modelo de gestão de Joinville e fortalecer a união da direita no Brasil.
Sucessão em Joinville
Para cumprir as exigências da legislação eleitoral e poder disputar o cargo de vice-governador, Adriano Silva renunciará à prefeitura de Joinville em abril.
Com a saída de Adriano, a atual vice-prefeita, Rejane Gambin (Novo), assumirá o comando do município de forma definitiva. O prefeito assegurou que a sucessão será tranquila, definindo Rejane como uma "líder preparada" que participou de todas as decisões estratégicas da atual gestão.
Cronograma Político
-
Janeiro de 2026: Confirmação oficial da chapa Jorginho/Adriano.
-
Abril de 2026: Prazo para renúncia de Adriano Silva e posse de Rejane Gambin.
-
Outubro de 2026: Eleições.