O cargueiro chinês saiu do estaleiro em maio e fez a sua primeira viagem diretamente para o terminal portuário do Norte catarinense, de onde voltará para a China com 66 mil toneladas de soja, num percurso que demora 35 dias. A chegada da embarcação coincidiu com o aniversário do Porto de São Francisco, que comemorou 69 anos, neste 1º de julho.
Fabricado em Nantong (China) por um consórcio de armadores da China (Nantong Cosco) e Japão (KHI Ship), a moderna embarcação custa aproximadamente 40 milhões de dólares, cerca de R$ 225 milhões.
Os 21 tripulantes do navio, todos de nacionalidade chinesa, foram recepcionados pelos diretores do terminal, Guilherme Medeiros (Operações) e Lindomar Dutra (Administração), que entregaram uma placa comemorativa ao comandante Xu Mingang. A honraria é uma tradição na cultura marítima: o primeiro porto onde o navio atraca faz uma homenagem pela maiden voyage.
Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, a chegada da embarcação zero quilômetro demonstra que São Francisco está definitivamente inserido no contexto internacional do transporte de mercadorias. “A vinda do navio Yong Jiang, na sua viagem inaugural, é prova do prestígio dos portos catarinenses e confirma a confiança no trabalho eficiente da equipe do nosso Porto, dos nossos agentes marítimos e dos operadores portuários que aqui atuam”.
Fonte: ASCOM | PSFS