
O evento ocorreu no Teatro Juarez Machado e faz parte da programação de aniversário dos 174 anos de Joinville. A maior parte das Reurbs entregues nesta quarta-feira foram feitas por meio de processos desenvolvidos pela equipe da Sehab.
Os 519 lotes regularizados estão localizados no Ullysses Guimarães, Rio Bonito, Distrito de Pirabeiraba, Zona Industrial Norte e Zona Rural, Adhemar Garcia, Boehmerwald, Paranaguamirim, Parque Guarani, Itinga, Jarivatuba e João Costa.
“São mais de cinco mil Reurbs realizadas em 4 anos e três meses. Essa é uma grande transformação para cinco mil famílias, que agora têm um patrimônio para chamar de seu. Eles entram no mercado formal imobiliário, podem deixar uma herança para seus filhos e netos. Enfim, dignidade social para todas essas famílias”, afirma o prefeito de Joinville, Adriano Silva.
Segundo a secretária de Habitação de Joinville, Tereza Couto, esse marco de mais de 5 mil Reurbs mostra como o processo de Regularização Fundiária está consolidado dentro da Secretaria de Habitação.
“Temos dentro da Secretaria de Habitação um núcleo dedicado à Regularização Fundiária. É um trabalho contínuo de mapeamento das áreas, que dá início a um processo que começa e termina dentro da Secretaria de Habitação, com envolvimento de mais secretarias da Prefeitura, como a Sama, Seinfra, Seprot, Sepur e Procuradoria”, explica Tereza.
Para Anice Maria Rech, representante das Reurbs públicas Anastacia Pauli Rech e Vila Catarina, na Zona Industrial Norte e Zona Rural de Joinville, o certificado que recebeu nesta quinta-feira coloca fim a uma espera de mais de 40 anos.
“São 43 anos e 17 dias que temos a posse do terreno. Foram várias lutas para a sua regularização, mas somente agora foi possível. Temos hoje a honra de possuir um pedaço de terra que podemos chamar de nosso. Isso nos traz inúmeros benefícios. É uma sensação única saber que a servidão que leva o nome da minha mãe, Anastacia Pauli Rech, foi toda regularizada”, comemora Anice.
Fonte: Secom Joinville