Secretaria de Meio Ambiente anuncia datas para limpeza e manutenção nos cemitérios municipais

No dia 2 de novembro, Feriado de Finados, milhares de pessoas visitam os cemitérios municipais de Joinville para homenagear familiares e amigos que já faleceram.

Para que neste dia as homenagens e celebrações religiosas possam ser feitas de maneira organizada e tranquila para todos, a Secretaria de Meio Ambiente (SAMA) estipula datas para a realização de diversos serviços.

A manutenção e limpeza de sepulturas nos cemitérios municipais de Joinville será permitida até 18h do dia 29 de outubro (domingo).

No período de 30 de outubro até 2 de novembro, os cemitérios estarão abertos apenas para visitação e ornamentação de túmulos. Nessas datas, a SAMA dispõe de equipes especializadas que fazem a limpeza dos espaços de uso comum, além do recolhimento de resíduos como embalagens de plantas, velas e outros materiais que são deixados em locais inapropriados. Desta forma, se mantém a organização do ambiente.

Os cemitérios municipais de Joinville funcionam diariamente das 7h às 18h. No Dia de Finados, o acesso de veículos ao interior dos cemitérios será permitido apenas para idosos e pessoas com deficiências ou com mobilidade reduzida. Agentes do Departamento de Trânsito (Detrans) e da Guarda Municipal estarão presentes durante todo o dia para orientar a população.

Em relação à colocação de vasos, recipientes e outros objetos para ornamentação das sepulturas, é permitida desde que possuam orifícios e sejam preenchidos com areia, ou outro material que impeça o acúmulo de água. Da mesma forma, as flores depositadas nas sepulturas deverão estar livres de embalagens ou invólucros de qualquer material. Essa medida é necessária para evitar que esses recipientes se tornem criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Fonte: Secom/ Joinville