Abertura do Natal de Joinville encanta 40 mil pessoas com espetáculo que resgatou as tradições natalinas

No início do espetáculo, o prefeito Adriano Silva mostrou como ele e a vice Rejane prepararam a cidade para receber o Papai Noel. Em um vídeo envolvente, o prefeito assinou uma carta convidando o Papai Noel para participar das festas em Joinville.

“Este é um momento muito importante para celebrarmos o nascimento de Jesus Cristo e também, em família, curtirmos um dos natais mais acessíveis do Brasil. Fazemos o Natal no Centro da cidade, um local onde as famílias podem frequentar várias vezes, curtir esse espaço que o Instituto Natal e os patrocinadores criaram para nós, joinvilense. Joinville é uma cidade para as pessoas”, declarou o prefeito na mensagem de boas-vindas.

O presidente do Instituto Natal Joinville, Ozei Luiz da Silva, reforçou que as atrações do Natal são abertas para todas as pessoas.

“Quase não tenho palavras para dizer o quanto é gratificante abrir mais uma edição deste evento feito especialmente para os moradores e visitantes da nossa cidade. Queremos fazer parte das memórias de Natal de cada um de vocês. Que o Natal de Joinville 2024 seja inesquecível para todos”, disse Ozei.

A cerimônia contou, ainda, com mensagens de dom Francisco Carlos Bach, Arcebispo da Arquidiocese de Joinville; do pastor Éder Cavalheiro, presidente do Conselho de Pastores de Joinville; e do pastor Cléo Martin, pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, que refletiram sobre o sentido do Natal e como viver essa época em família.

Esta é a quarta edição do Natal de Joinville, que é realizado pelo Instituto Natal, com promoção da Prefeitura de Joinville e apoio de entidades e empresas privadas.

Histórias para contar, emoções para viver

O tema do Natal de Joinville deste ano é “Histórias para contar, emoções para viver”. O enredo do espetáculo de abertura levou o público a lembrar de momentos que marcaram suas vidas durante o Natal. A Oma Fritz foi a responsável por fazer com que o Jacaré Fritz lembrasse com carinho da ceia de Natal, dos momentos em família e amigos.

Enquanto os duendes mais queridos de Joinville, Chineque e Chimia, e os novos personagens Homem Biscoito e Boneco de Neve, conduziam o público pela narrativa, o coral do Instituto Arte Maior e bailarinos da Cia MOA embalavam as apresentações ao som de tradicionais canções natalinas que eram acompanhadas por quem assistiu a apresentação. Mais de 200 pessoas participaram do espetáculo que foi assinado pelo diretor André Gress que atua em produções da Broadway.

Outra lembrança de Natal encenada foi a montagem da árvore de Natal, momento em que os personagens lembram que ainda está faltando alguém para a festa estar completa. Eles estão falando sobre o Papai Noel, que ao surgir no palco anima o público e convida todos a resgatar mais uma tradição de Natal: o acendimento das luzes.

Foi o Bom Velhinho quem anunciou o acendimento das luzes da árvore e da fachada da Prefeitura. Na sequência, em uma conversa com o Jacaré Fritz, ele falou sobre o verdadeiro sentido desta data.

“O Natal é uma época de celebração, mas também de reflexão. Jesus nasceu para nos lembrar de que a verdadeira luz vem de dentro, e é essa luz que devemos carregar o ano todo”, disse o Papai Noel.

Um dos diferenciais da apresentação deste ano, foi o show de efeitos especiais que impressionou o público e iluminou a fachada da Prefeitura.

Ao se despedirem do público, Chineque e Chimia reforçaram que poderão ser vistos no circuito de Natal com as atrações e que os personagens do espetáculo de abertura vão fazer parte dos Desfiles de Natal.

É o segundo ano que a assistente administrativo Marcia Zakalusny e a filha Alice participam da abertura do Natal.

“Este ano foi bem emocionante, e contanto toda a história do Natal, foi bem diferente, gostei bastante. A Prefeitura sempre surpreende com o espetáculo que dá”, diz Marcia. Alice, de 10 anos, já faz planos para aproveitar as atrações. “Se eu conseguir participar de tudo, eu vou ficar muito feliz”.

O encarregado comercial Eduardo Rodrigues e a esposa, a servidora pública Lilian, contam que participar da abertura do Natal e das atrações já virou rotina na casa. Eles estavam com Maria Clara, 2 anos, e Matteo, 4 anos.

“Todos os anos a gente vem com as crianças. “Foi um espetáculo muito lindo. O Matteo, quando viu os fogos, disse que o coração dele estava explodindo”, conta a mãe.

Eduardo enfatiza a importância do evento também para a economia e turismo. “Muito interessante essa iniciativa da Prefeitura de fazer algo que chame a atenção do público e traga essa visibilidade para Joinville. Acho muito legal até para o turismo e economia da cidade, acho muito interessante mesmo”, declara.

Circuito natalino

Após o espetáculo em frente à Prefeitura de Joinville, todas as praças e ruas tiveram a decoração natalina iluminada. O público aproveitou para se divertir e conhecer as atrações.

A Praça Dario Salles agora é a Vila do Papai Noel e conta com Bosque da Neve, Casa do Papai Noel e Árvore de Natal. Já a Praça Nereu Ramos é a Praça do Fritz, com destaque para o Carrossel e espaço para oficinas criativas de gastronomia, artesanato e Teatro de Bonecos.

Na Praça da Bandeira, foi instalada a Roda dos Sonhos, uma roda gigante com mais de 20 metros de altura. E no Ginásio Abel Schulz, a tradicional pista de patinação no gelo. As atrações do Natal de Joinville funcionam de terça-feira a domingo.

A decoração natalina foi instalada também em pontos estratégicos do município, como prédios públicos, Rua das Palmeiras, Av. Juscelino Kubitschek, Pórtico da Expoville e Vigorelli. O túnel de pisca-pisca, na Rua do Príncipe, tem 70 metros de extensão.

Fonte: Secom Joinville