Instituições associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) encerram nesta segunda-feira (15) a realização de transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito), um dos mais tradicionais meios de pagamento bancário. A oferta do serviço de emissão e agendamento via DOC, para pessoas físicas e jurídicas, se encerra às 22 horas. Após esse horário não será mais possível fazer novos DOCs. Depois disso, os bancos terão até o dia 29 de fevereiro para encerrar de vez esse tipo de operação.
Além do DOC, será extinta a TEC, criada pelo BC para que empresas pagassem salários e benefícios aos funcionários, mas que também caiu em desuso. Nos últimos anos, o DOC e a TEC perderam espaço para o Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central sem custo para pessoas físicas.
De acordo com um levantamento da Febraban, 202,8 milhões de transações feitas no Brasil em 2022 (último dado considerando um ano completo) foram usando DOC, o que representa apenas 3,7% do total. O número pode até parecer grande, mas fica muito atrás das outras ferramentas, como a TED (1,01 bilhão de transações), cartão de crédito (18,2 bilhões) e Pix (24 bilhões).
Falando em TED (Transferência Eletrônica Disponível), nada muda no uso dessa ferramenta, que segue disponível e não tem previsão para ser encerrada.