Casa da Cultura abre exposição “Dona Verônica em Tramas”

A exposição se inspirou no legado de Verônica Maria Welter Machado Pereira, que está entrelaçada com a arte têxtil. Dona Verônica era conhecida por sua generosidade, fé e muito talento manual, pois transformava alguns centímetros de tecido e cortes de tesoura em peças únicas, confeccionadas em sua máquina de costura.

Costureira, bordadeira e tricoteira, ela dedicava-se também à vida cotidiana, o que ecoa nas peças da exposição com vestidos, cachecóis, saias, luvas, cintos e rosários compõem as obras. Os tecidos florais, rasgados à mão, remetem ao jardim de sua casa, enquanto objetos pessoais como chaves da casa e acessórios revelam camadas de sua história.

As peças de roupas, tecidos e outros têxteis pertenciam a dona Verônica e foram doados para serem transformadas em arte. A proposta de Luciane Sell vai além da reutilização de materiais em descarte, fazendo um exercício de memória afetiva. Ao transformar em arte os pertences deixados por dona Verônica, a exposição faz o público refletir sobre como histórias individuais podem ganhar novas formas.

Os trabalhos estão expostos nos corredores da Galeria a Céu Aberto da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, que fica na rua Dona Francisca, 800, bairro Saguaçu.

Fonte: Secom Joinville