Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a ampliação da vacinação segue a recomendação do Ministério da Saúde, publicada na última terça-feira (30) e considera o aumento no número de internações registradas em decorrência da gripe.
A vacinação contra a gripe iniciou em 21 de março e, desde então, 26,9% do público prioritário foi imunizado em Joinville. Com a ampliação da vacinação, além do grupo anteriormente previsto, qualquer pessoa acima de seis meses de idade pode receber o imunizante.
Em Joinville, a vacina é aplicada nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), com exceção da UBSF Jativoca e das UBSFs Aventureiro III, João Costa e Comasa, que estão dando suporte no atendimento de pacientes com dengue, com as Enfermarias Especializadas e Unidade Sentinela. Outra opção também é a Sala de Vacinas Central, que fica na Rua Abdon Batista, 172.
Não é necessário agendamento prévio, a orientação é apenas chegar no mínimo meia hora antes do horário de fechamento das unidades. As informações sobre horário e endereço estão disponíveis no site da Prefeitura (bit.ly/UBSFJoinville).
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento oficial, Carteira de Vacinação, além de documento do responsável no caso de menores de idade. A vacina não é aplicada em pessoas com sintomas gripais. Nesses casos, é necessário aguardar a melhora do quadro de saúde.
A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é a trivalente, protege contra os principais vírus em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.
Fonte: Secom Joinville