Joinville terá novo feriado em novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Joinville assim como todas as cidades brasileiras ganharam um feriado nacional a partir deste ano, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Celebrada em 20 de novembro, a data, que antes era celebrada em apenas seis estados, agora será comemorada em todo o país.


Zumbi dos Palmares é um dos grandes nomes da história do Brasil. Ele foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior e mais longevo quilombo da história de nosso país. Zumbi assumiu a liderança do quilombo, em 1678, e resistiu, durante quase 20 anos, contra as investidas dos portugueses.

Foi morto após ter seu esconderijo denunciado, no dia 20 de novembro de 1695. Zumbi é, atualmente, um dos grandes símbolos da luta dos negros e dos africanos contra a escravidão no Brasil. Sua memória também é utilizada, nos dias de hoje, como símbolo de luta dos negros contra o racismo presente na sociedade brasileira.


O status de feriado nacional dado ao 20 de novembro representa um marco no movimento negro brasileiro, com articulação no Congresso e na sociedade civil, que busca mais visibilidade às conquistas, aos direitos e aos desafios desta população, que é maioria no Brasil.

Com isso, Jonville passa a ter doze feriados no calendário, além dos pontos facultativos. Em 2024, o 20 de novembro cairá numa quarta-feira (meio da semana).

Empresas podem abrir nos feriados?

Segundo Rosalbo Ferreira Júnior, assessor jurídico do Sindilojas Joinville, os estabelecimentos comerciais estão autorizados a abrir em Joinville, conforme Convenção Coletiva de Trabalho, porém é necessário possuir o Certificado de Adesão ao Regime Especial de Trabalho em Feriado.

"As empresas que já possuem o certificado podem abrir normalmente, já os que não possuem podem solicitar pelo número 3026-2600", explica o assessor.

Fonte: Assessoria