Para quem optar pelo pagamento parcelado, o primeiro vencimento também é no dia 10 de janeiro, com o valor dividido em até dez parcelas.
O pagamento do IPTU de Joinville pode ser realizado por meio do PIX, através de qualquer instituição bancária. Caso o contribuinte prefira realizar o pagamento por meio dos boletos, há convênio com o Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Itaú, Banco Mercantil, Fit Bank, Caixa Econômica Federal e Lotéricas, além das cooperativas de crédito Ailos, Sicredi e Sicoob.
Há, ainda, a possibilidade de fazer o pagamento em cota única até o dia 10 de fevereiro, com 8% de desconto.
Pedido de revisão
Até o dia 7 de fevereiro, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), recebe os pedidos de revisão do IPTU 2025.
As solicitações podem ser feitas pelo portal de Autosserviço da Prefeitura de Joinville (bit.ly/PortalAutosservicos). Para acesso ao portal o contribuinte deve ter conta na plataforma Gov.br, com nível “Prata” ou “Ouro”.
No portal, é preciso escolher a opção “Meus Processos” e clicar em “Novo Processo”. Selecionar então “Req. para revisão de IPTU”, preencher os dados e anexar os documentos solicitados. Depois é só enviar e aguardar o andamento do processo.
Já o contribuinte que optar pelo atendimento presencial deverá fazer o agendamento antecipado, pelo aplicativo Joinville Fácil. No caso de dúvidas referentes aos documentos obrigatórios, o contribuinte pode entrar em contato pelo WhatsApp (47) 98901-1256.
O prazo para emissão do parecer de deferimento ou indeferimento do pedido é de 180 dias, conforme estabelecido na legislação do IPTU. Para os processos que forem indeferidos, o contribuinte pagará o valor corrigido e acrescido de juros de mora, também de acordo com a Lei Complementar 389/2013.
As informações completas sobre o pedido de revisão do IPTU 2025 estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/RevisaoIPTU2025).
Fonte: Secom Joinville