Entre a noite de sexta-feira, 9, e início da madrugada de sábado, 10, São Joaquim, na Serra catarinense, foi presenteada com um espetáculo raro: a neve. Moradores e visitantes da cidade registraram o fenômeno em fotos e vídeos, compartilhados nas redes sociais, que rapidamente viralizaram, confirmando a precipitação de flocos de neve.
As previsões meteorológicas da central de monitoramento da Defesa Civil já indicavam a possibilidade de neve, devido à combinação de baixas temperaturas, alta umidade e instabilidades atmosféricas na região. “Durante esse período, os termômetros em São Joaquim registraram temperaturas próximas a 0°C, enquanto as imagens de satélite mostraram uma densa cobertura de nuvens, favorecendo a ocorrência do fenômeno”, afirmou Caio Guerra meteorologista da Defesa Civil catarinense.
Embora São Joaquim tenha sido contemplada com a neve, outras áreas da serra catarinense, como Urupema, não tiveram a mesma sorte. Em Urupema, as temperaturas mínimas chegaram a -2°C, mas não houve registro de neve, destacando a imprevisibilidade e a especificidade das condições climáticas necessárias para a formação dos flocos.
Segundo os central de monitoramento da Defesa Civil, nos próximos dias, a previsão do tempo indica a chegada de uma intensa massa de ar frio à região, o que trará temperaturas ainda mais baixas. Contudo, com o tempo firme e o ar seco previstos, espera-se a formação de geadas amplas em todo o estado, sem expectativa de novas precipitações invernais, como neve ou chuva congelada.
Orientações Defesa Civil
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil reforça que devido às baixas temperaturas é necessário seguir os alertas e cuidados para garantir a segurança dos moradores e turistas. Recomenda-se atenção redobrada nas estradas, uso de roupas adequadas para o frio intenso e cuidado com a formação de gelo nas vias.
A Defesa Civil reafirma, que para os próximos dias, Santa Catarina permanece em alerta devido às baixas temperaturas previstas. A recomendação é que a população esteja preparada, mantendo-se aquecida e atenta às atualizações meteorológicas.
Fonte: ASCOM | SDC