"Semana Lixo Zero Joinville" completa 10 anos e terá programação inédita

Mutirões de limpeza, visitas técnicas, oficinas, campanhas de coleta são algumas das ações da Semana Lixo Zero Joinville. Completando uma década da realização do evento em Joinville, esta edição comemorativa conta com mais de 150 ações gratuitas realizadas entre os dias 20 e 28 de outubro em diferentes locais da cidade. A 10ª edição da Semana Lixo Zero Joinville é organizada de forma colaborativa pelo Coletivo Joinville Lixo Zero em parceria com diversas instituições e voluntários. Como ocorreu nas edições anteriores, o Coletivo é responsável pela realização dos chamados “eventos âncora”, que abrangem diversos temas dentro do conceito lixo zero e que também fazem parte da programação.

No dia 20, dia da abertura, ocorre a premiação da 2ª Gincana Lixo Zero nas escolas municipais. As atividades, organizadas pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville, começaram em agosto, com convite a todas as escolas e CEIs municipais. Participam da Gincana 22 unidades, que já estão executando provas como desenvolver jogos com resíduos, o despertar da arte com a temática lixo zero, criação de campanhas de coleta de resíduos, entre outras. As quatro primeiras escolas vencedoras ganharão um passeio em espaços de lazer na área rural de Joinville, troféus feitos com resíduos industriais, ecobags, além de outros brindes especiais.

Outro evento na agenda é o Festival Enraizar, que ocorrerá no dia 22 de outubro (domingo), das 10h às 19h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do bairro Aventureiro. Haverá oficinas, rodas de conversa, mostra de curta-metragens, feira de produtos sustentáveis, apresentação musical com a participação de Jesus Lumma, entre outras atrações. 

A novidade este ano é o Festival de Cultura Ambiental - Nilsa Gramkow, realizado pela primeira vez na Semana Lixo Zero Joinville e que neste ano homenageia a ambientalista e produtora de orgânicos de mesmo nome. Dona Nilsa, como é conhecida, é defensora de uma alimentação livre de agrotóxicos e já plantou mais de 30 mil árvores nativas para recuperar a mata ciliar do Rio do Braço, em Pirabeiraba, que corta a sua propriedade e vinha sofrendo grandes intervenções em seu leito. O Festival vai apresentar mais de 10 filmes e documentários apresentados em diversos pontos de Joinville. As obras abordarão o tema da sustentabilidade. 

Outras programações seguem até o dia 28 de outubro. A programação completa da 10ª Semana Lixo Zero Joinville pode ser acessada no site www.semanalixozero.eco.br/joinville. Alguns dos eventos exigem inscrições prévias.