Servidores, estudantes e comunidade local podem doar água, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza até o meio-dia desta quarta-feira, 8, na recepção da Udesc Cefid, na Rua Pascoal Simone, nº 358, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
Os mantimentos serão repassados para a Secretaria do Continente de Florianópolis, de onde partem caminhões do Exército com donativos para os municípios gaúchos.
“A Udesc Cefid se solidariza com nosso estado vizinho neste momento tão trágico e devastador e, por isso, está se colocando à disposição para ajudar com doações e o que mais estiver ao alcance do centro”, afirma o diretor de Administração da Udesc Cefid, Ismael Franz.
Quase 70% dos municípios foram afetados
De acordo com a Defesa Civil do RS, 83 mortes já foram registradas por causa de alagamentos e deslizamentos, outras quatro podem estar relacionadas a esses eventos e há 111 pessoas desaparecidas e 291 feridas.
O governo federal reconheceu estado de calamidade em 336 municípios (quase 70% do total de municípios gaúchos) e a situação no momento é de 443 mil pontos sem luz e 149,3 mil pessoas fora de casa, sendo 20 mil em abrigos e 129,2 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos).
Além disso, o nível do Lago Guaíba atingiu nível recorde no domingo, 5, em Porto Alegre, acima de 5,30 metros (a inundação dele começa a partir de 3 m), e levará dias para retomar a patamares seguros. As operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho seguem suspensas e voos estão cancelados até 30 de maio.
Fonte: ASCOM | UDESC